Um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem, o couro já foi muito explorado, sendo para a criação dos primeiros materiais para escrita, calçados, vestuários e proteção térmica.
Hoje o couro é um subproduto da indústria alimentícia. As peles animais que seriam descartadas pelos frigoríficos vão para os curtumes que utilizam da mais alta tecnologia para processar esse material proveniente da natureza e torná-lo um material resistente e flexível com ampla aplicação, desde o artesanato até a indústria de calçados, moda e automobilística.
O couro de verdade, proveniente do animal, é resistente e pode ser mais ecológico que os materiais sintéticos. Materiais sintéticos que imitam couro, no geral, são derivados do petróleo e não entregam a mesma durabilidade além de serem altamente inflamáveis.
De acordo com a Lei do Couro (Lei 4.888, vigente no Brasil desde 1965) é proibida a utilização do termo couro em produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal. A sua infração constitui crime de concorrência desleal previsto no artigo 195 do Código Penal, cuja pena é detenção do infrator de 3 meses a 1 ano ou multa.
Aqui no Foscolab, utilizamos couro em diversos produtos. Trabalhamos somente com curtumes brasileiros certificados que produzem couros de alta qualidade e exercem práticas sustentáveis.
Nos siga no instagram para ver mais do que rola por aqui @foscolab