Por que couro?

Um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem, o couro já foi muito explorado, sendo para a criação dos primeiros materiais para escrita, calçados, vestuários e proteção térmica.

Hoje o couro é um subproduto da indústria alimentícia. As peles animais que seriam descartadas pelos frigoríficos vão para os curtumes que utilizam da mais alta tecnologia para processar esse material proveniente da natureza e torná-lo um material resistente e flexível com ampla aplicação, desde o artesanato até a indústria de calçados, moda e automobilística.

 

"O couro é a pele curtida de origem animal. O curtimento é feito através de processo físico-químico, que transforma uma matéria prima perecível, sem uso específico, em um material nobre, estável, com diferentes características e que permitem diversas possibilidades de uso.
Algumas de suas características especificas que até hoje não conseguiram ser igualadas por matérias sintéticos: é poroso, permitindo à pele ‘respirar’, ou seja, é permeável e transpira, o que proporciona conforto na sua utilização. É também elástico e flexível, resistente à tração (estiramento) e a abrasão (atrito). Por isso, o sapato se adapta ao pé durante o uso e retorna, posteriormente, à sua forma original." - Curtume Cobrasil

 

O couro de verdade, proveniente do animal, é resistente e pode ser mais ecológico que os materiais sintéticos. Materiais sintéticos que imitam couro, no geral, são derivados do petróleo e não entregam a mesma durabilidade além de serem altamente inflamáveis.

 

De acordo com a Lei do Couro (Lei 4.888, vigente no Brasil desde 1965) é proibida a utilização do termo couro em produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal. A sua infração constitui crime de concorrência desleal previsto no artigo 195 do Código Penal, cuja pena é detenção do infrator de 3 meses a 1 ano ou multa.

 

Aqui no Foscolab, utilizamos couro em diversos produtos. Trabalhamos somente com curtumes brasileiros certificados que produzem couros de alta qualidade e exercem práticas sustentáveis.

Nos siga no instagram para ver mais do que rola por aqui @foscolab 

Voltar para o blog